A IDADE COREANA É REALMENTE DIFERENTE? DESCUBRA AQUI!♡

Hoje vamos lhe informar o que você precisa saber sobre a idade na Coreia, incluindo a sua idade coreana (:

A idade na Coreia é muito importante na cultura. Muitas vezes, a primeira pergunta que as pessoas costumam fazer é “Quantos anos você tem?” A idade não é apenas sobre ser mais velho o suficiente para comprar álcool ou filmes de adultos, mas para toda uma variedade de interações sociais.

As pessoas usam um formalidade diferente no idioma ao falar com outras pessoas de uma idade diferente. Eles esperam que as pessoas ajam de maneiras diferentes, por exemplo, pessoas mais jovens esperando servir bebidas ou pessoas mais velhas pagando a conta.

Até o modo como você se refere ao seus amigos é baseado na idade deles; se eles são um ano mais velhos que você, podem ser seus 누나 (noona) ou 언니 (eonni); se forem mais jovens, serão seus your (dongsaeng).

“Uau, temos a mesma idade!”

Como a idade determina uma série completa de interações sociais na Coréia, ter a mesma idade de alguém pode fazer com que todos se sintam mais confortáveis. Se alguém que você acabou de conhecer descobrir que tem a mesma idade que ele, ficará entusiasmado. Isso ocorre porque, se você e seu amigo tiverem a mesma idade na Coreia, ambos não terão nenhuma das obrigações sociais decorrentes de uma idade diferente uma da outra. Existe uma palavra especial em coreano: 동갑 (donggap). Você ouvirá frequentemente a expressão “는 동갑 이다” (urineun donggapida) que significa “temos a mesma idade.” Como o sistema etário coreano é baseado no ano de nascimento, e não no seu aniversário, você sempre terá a mesma idade que esse novo amigo. Mesmo que seu aniversário seja no dia seguinte!

Com toda essa importância colocada na idade, responder à pergunta “Quantos anos você tem?” É muito importante. Mas a resposta para a pergunta pode não ser tão simples quanto você pensa…então vamos lá

• O que é a idade coreana?

A idade na Coreia é diferente da idade em outros países. Você pode ter trinta anos, esteja no Brasil, França ou Rússia, mas, assim que chega à Coreia, magicamente se torna trinta e um ou trinta e dois. Como isso pode ser possível?! Bem, os coreanos têm uma maneira diferente de calcular idade. Na maioria dos países, as pessoas calculam sua idade com base no aniversário. Se você nasceu em 1º de abril de 2000, completaria 17 anos em 1º de abril de 2017. No entanto, na Coreia, a idade não é calculada com base no seu aniversário.

• Um ano no útero?

Se você é um bebê nascido no Brasil, no dia seguinte ao seu nascimento, é considerado um dia de idade. Os nove meses que você passou na barriga da sua mãe não são considerados parte da sua idade.

Na Coreia, no dia do seu nascimento, você é considerado um ano de idade; o tempo que você passou no útero conta como o primeiro ano de sua vida (apesar de ser apenas nove meses). Por esse motivo, sua idade coreana é sempre pelo menos um ano superior à sua idade internacional.

• Qual a minha idade coreana?

Existem 2 maneiras simples de descobrir sua idade coreana.

1. Use a “Fórmula coreana da idade +1”

Ano atual – Ano de nascimento + 1 = sua idade coreana.

Ex: Se você nasceu em 2000 e o ano é 2020:

2020-2000+1 = 21 anos (idade coreana)

2. “Seu aniversário já passou ou não passou?”

O aniversário passou este ano: Sua idade + 1 = idade da coreana

O aniversário não passou este ano: sua idade + 2 = idade coreana

Ex: Se você tem 25 anos e seu aniversário já passou: 25 + 1 = 26 anos

Se você tem 25 anos e seu aniversário não passou este ano: 25 + 2 = 27 anos

Isso significa que sua idade coreana será 1 ou 2 anos a mais que sua idade internacional.

• Como dizer sua idade em coreano

Você pode dizer sua idade coreana usando esta frase: 입니다 스물 살 입니다 (jeoneun seu-mul-sal-im-ni-da).

Isso significa “eu tenho 20 anos”. Você pode substituir sua idade usando a tabela abaixo.

Obviamente, há uma grande chance de confusão quando não-coreanos falam sobre idade com coreanos. A maneira como a maioria dos coreanos evita a confusão é usar os termos “idade coreana” e “idade internacional” ao falar sobre idade.

한국 나이 (Hanguk nai) – Idade da Coreia

만 나이 (man nai) – idade internacional

• Exemplo de frase:

저는 올해 스물 살이 지만 열 아홉 살 이에요.

(jeoneun olhae seumul salijiman maneuro yeolahop salieyo.)

Tradução: Tenho vinte anos na idade coreana, mas dezenove na idade ocidental/internacional

Agora que você sabe a diferença entre a idade coreana e a internacional, calcule sua idade coreana. Mas não fique chateado porque você de repente se tornou um ou dois anos mais velho. A idade é apenas um número, afinal. ♡

F O N T E

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: